Arte e Cultura

Artes e literatura

Maputo Província apresenta uma diversidade artística e literária brilhante, constituída por vários artistas e artesãos que expressam diversos aspectos da sociedade nas suas obras, bem como instituições e associações que labutam em prol da protagonização destes patrimónios culturais. O Museu de Lemos, Museu e galeria Chissano, Monumento e Centro de Interpretação da Matola, Associação de artesãos de Maputo, Centro cultural de Matalane, entres outros, são algumas das entidades que tem se destacado na promoção das artes e Cultura na Província.

Música

Na Província de Maputo, a música é uma das mais importantes manifestações artísticas culturais, sendo música popular, tradicional e ligeira. a linhagem das composições das músicas é para entreter, música de intervenção social e músicas virada para acompanhar cerimónias sociais e políticas. A Marrabenta é uma forma de música e dança típica da Província e o seu nome deriva da palavra portuguesa ‘’rebentar’’. Foi desenvolvida nos finais dos anos 30, com artistas antigos e renomados como Fany Mpfumo e Dilon Djindji. O estilo torna-se popular na década de 1950 com conjuntos como Djambu e Hulla-Hoope Harmonia. Importa salientar a existência de grupos muito expressivos na música ligeira, que apresentam como base os ritmos tradicionais.

Instrumentos Musicais
Tradicionais da
Província de Maputo

Xitiringo

Xitiringo é um instrumento musical tradicional da classe dos aerófonos de tipo flauta doce, em que o som é produzido através sopro. é constituída por uma cana de bambu fechada nas pontas e dotada de quatro orifícios, um dos quais junto à embocadura. Para variar o som o tocador tapa e destapa os três buracos com os dedos. Xitiringo é utilizado onde há muita criação de gado pelos pastores para afastar a solidão. O instrumento normalmente é acompanhado de cancões e flautas deste tipo, perfazendo assim uma orquestra dos aerófonos.

Danças

Xigubo

Xigubo é uma dança secular que em tempos idos servia para preparar os soldados, física e militarmente por forma a participarem em diversas incursões de guerrilha, assim como para festejar as victórias de combate. Esta dança era exibida como marco da preparação e/ou fim de uma batalha, conferindo aos guerreiros, moral e espírito de invencibilidade. O significado da designação do nome desta dança refere-se ao som potente que o instrumento com o mesmo nome emite. Sobre a origem, assume-se que o Xigubo, teria sido trazido pelos Nguni, aquando do M’pfekani, sendo na altura, exclusivamente, executada por homens, pois estes eram os que participavam nas guerras. Actualmente é praticada, igualmente, por mulheres. Xigubo foi proposto para Património Cultural Imaterial da Humanidade. A candidatura desta dança ao maior símbolo internacional de cultura, constitui o contributo das manifestações culturais da Província para a história e civilização da humanidade.

O que fazer na província

Explore todos os atractivos da província de Maputo
seleccionando as categorias abaixo